domingo, 21 de dezembro de 2008


Silêncio majestoso


Recolho-me ao silêncio
Silêncio que me compõe
Me recompõe

das reflexões que o mundo não dispõe


Nos momentos que busco me encontrar
Ele vem me acompanhar
Com palavras que me encantam
E de paz, meus sonhos acalantam

Quando tudo diz que não
Sua voz me encoraja a prosseguir
Esse silêncio majestoso

Me faz ter forças para não deixar de sorrir


A humildade do não se expressar

através do simples ato de falar
É a plena sensação de no infinito conspirar
E, intensamente, sonhar
além do real, além das verdades, além do luar


E nessas palavras de sentido surreal

Me contemplo e visjo a um mundo sem igual

Impossibilitada de expressar

como o silêncio, majestosamente, esplandece

e de luz nossa alama reflete.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Nossa realidade


Políticos condenados
Julgamento de deputados
Trabalhadores prejudicados
E sujeira pra todo lado

Essa é a nossa realidade
Que, muitas vezes, esconde a verdade
Um verdadeiro mar de impunidade
Navegadores continuam em seu caminho, sem perigo ou dificuldade

A prática do clientelismo reflete a desonestidade
Tem gente sendo comprada
Vendendo a sua liberdade

Mas, apesar de tamanha corrupção
Ainda há esperança de haver cidadão
Que, além de seriedade, tenha compromisso
De trabalhar em prol da nação

Alegria, paz e progresso
Dádivas, então, nos seguirão
Nossos desejos de um mundo mais justo
Para toda a população

Computador: faca de dois gumes


Atualmente, diante dos avanços e novidades no mundo tecnológico, as relações humanas, sua atuação social a complexidade dos diversos setores mundiais têm se modificado de forma significativa repercutindo de modos diferentes: às vezes negativamente, às vezes trazendo verdadeiros tesouros e progresso para a humanidade. O computador, exemplo de magnífica invenção, demonstra fielmente estas duas faces da moeda:é uma faca de dois gumes a ser utilizada de forma muito consciente.


Este instrumento é um dos responsáveis, sem dúvida, pela globalização crescente que se pode perceber no intercâmbio de cultura, de renda e de informações. Através do computador, as pesquisas, notícias, acontecimentos e até mesmo transações bancárias são expandidas e efetuadas, sem que o usuário tenha que sair de casa, utilizar algum livro, jornal ou algo do tipo. O computador é sinônimo de comodidade, rapidez, informação e lazer. Cada vez mais, a sociedade cria uma dependência desta máquina inovadora, que apesar de, além destes, oferecer muitos outros benefícios, também é responsável por problemas que afetam não só o seu usuário como também o meio que o circunda.


Muitas famílias vêm sofrendo com a desunião causada pelo afastamento de seus componentes em virtude da utilização não só dos computadores, como também de televisões, que "sugam" a atenção das pessoas apelando pelos diversos estímulos sensoriais. O homem parece viajar no mundo virtual, se isolando, se esquecendo também de ler; ato substituído por pesquisas rápidas na Internet; de se exercitar; pois o lazer se encontra nos jogos e desenhos, programas, encantadores; de interagir. Agora é possível omitir sensações e sentimentos, é possível se omitir para se comunicar , numa linguagem, paradoxalmente, pobre, com o mundo também mascarado.


Nesta situação, a sociedade se encontra e é necessário que ela reencontre o equilíbrio perdido e escondido neste mundo surreal da persuasão e "hipnose". É impossível descrever sucintamente como esta faca de dois gumes, o computador, interfere em nossas vidas, tanto ajudando quanto prejudicando. mas através do destaque de alguns pontos, fica claro que sua utilização de forma consciente traz muitas vantagens para a população e que esta deve analisar até onde, até que momento estas vantagens não se transformam em problemas.
Nesta primeira publicação, venho me apresentar a fim de que os textos, minhas reflexões, aqui publicadas receba a sua análise e sirvam como ponto de partida para a reflexão dos mais diversos assuntos que envolvem nosso mundo globalizado.

Me chamo Flávia, sou uma aluna do Ensino Médio e neste blog publicarei, assim que possível, alguns textos que redigi para exames de redação, em momentos de análise e inspiração...

Abertamente às críticas, espero que as reflexões lhe agradem...